Nesta aba, você encontra as publicações da equipe do LLAC disponíveis para download gratuitamente. Aproveite!
"Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP".
Organizado pela Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira e Profa. Dra. Eliane Lousada, o livro reúne pesquisas que contribuem para as discussões sobre letramento acadêmico, nas três línguas de foco do LLAC: português, francês e inglês.
O e-book está disponível para download gratuito no site: https://www.letraria.net/pesquisas-sobre-letramento-em-contexto-universitario/
"Géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo"
Organizado por Prof. Me. Richard Brunel Matias, Profa. Dra Vera Lúcia Lopes Cristovão e Profa. Dra Eliane Gouvêa Lousada , é resultado das reflexões e debates no X SIGET em setembro de 2019.
Confira esse e todos os outros e-books da coleção aqui:https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16796
"Resources for English for Academic Purposes Teacher Education"
Escrito pela Prof. Dra. Marília Mendes Ferreira e Prof. Dra. Carolle MacDiarmid, o e-book surge como o resultado de um projeto colaborativo entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Glasgow, financiado pelo Consulado Britânico.
Dividido em duas partes, o livro apresenta um pequeno sumário do projeto de pesquisa entitulado "Facilitating internationalization in Brazilian Higher Education: developing expertise in teaching English for academic purposes" e trás toolkits desenvolvidos a partir dos resultados da pesquisa, que identificou os três maiores desafios da área considerados pelos participantes.
"Leitura de textos em inglês da área de Biologia: uma abordagem instrumental"
Organização: Marília Mendes Ferreira e Daniela Cleusa de Jesus Carvalho
O livro é a confluência de várias aspirações e muitos anseios. De um lado, a vontade do Instituto de Biociências (IB) em proporcionar a seus estudantes uma formação mais completa e inclusiva, por meio do acesso ao letramento na língua inglesa. De outro lado, a competência, a expertise e a imensa solicitude do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), na pessoa de sua coordenadora, Profa. Marília Mendes Ferreira, que prontamente abriu portas e perspectivas para que o processo formativo de futuros biólogos fosse ampliado, na aventura de conhecer o idioma.
"O ensino da escrita em inglês em um curso de idiomas: um estudo de caso"
Autora: Daniela Cleusa de Jesus Carvalho. Coordenação: Mayumi Ilari, Daniel Ferraz
A demanda da escrita em inglês no cenário global tem crescido exponencialmente, impondo a necessidade de seu ensino com qualidade no Brasil. Esta obra investiga o ensino da escrita em inglês no nível avançado de uma escola de inglês. A pesquisa revela a disparidade entre as práticas declaradas e as efetivamente observadas. A escrita se torna crucial para o desenvolvimento profissional e acadêmico, logo, não promover seu ensino pode culminar na negação de participação global e desenvolvimento econômico.
"Desvendando a concepção de ensino: aprendizagem de escrita em língua inglesa no centro de estudos de línguas do Estado de São Paulo"
Capítulo de livro escrito por Daniela Cleusa de Jesus Carvalho e Gabriela Neri. Faz parte do livro "Gêneros textuais / discursivos: conhecimentos, linguagens e culturas", organizado por Regina Celi Mendes Pereira, Elaine Espindola e Vera Lucia Lopes Cristovão.
"Os capítulos reunidos neste e-book são frutos das ricas interlocuções desenvolvidas na XI edição do Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos (SIGET), realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2022, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCHLA), João Pessoa, Brasil. O tema Conhecimentos, linguagens e culturas norteou as reflexões sobre a investigação dos gêneros textuais/discursivos em curso aqui no Brasil. Nesse sentido, dada a relevância do evento para os pesquisadores que se ocupam do tema, pode-se afirmar que neste livro temos um panorama dos enfoques mais atuais das pesquisas relacionadas aos gêneros no Brasil e em outros países da América Latina."
"Facing the internationalisation challenge with agency in Brazil"
Por Marília Mendes Ferreira, Daniela Cleusa de Jesus Carvalho e Gabriella Sieiro Pavesi.
"Comparing Research Articles in English and Portuguese: An Intercultural Approach"
Escrito por: José Belém de Oliveira Neto. Presente na Revista Letra Magna, vol. 19, n°34, pág. 195–209.
Entender como a organização retórica funciona em diferentes gêneros acadêmicos (Swales, 1990), por exemplo, Artigos Científicos (ACs), em inglês e outras línguas, pode ajudar a compreender alguns dos desafios enfrentados por autores de países periféricos (Monteiro & Hirano, 2020), como o Brasil. Este estudo apresenta o método utilizado para comparar a escrita de ACs em inglês americano e em português brasileiro, utilizando a Retórica Intercultural (Connor, 2011) como abordagem teórica. Foi adotado no estudo método misto que analisou os dados tanto qualitativamente quanto quantitativamente. O método adotado possibilitou obter dados relacionados à macroestrutura e microestrutura dos ACs e também ajudou a desenvolver material que pode ser utilizado em sala de aula por professores de escrita acadêmica.