Publicações da Equipe

Nesta aba, você encontra as publicações da equipe do LLAC disponíveis para download gratuitamente. Aproveite!


"Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP". 

Organizado pela Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira e Profa. Dra. Eliane Lousada, o livro reúne pesquisas que contribuem para as discussões sobre letramento acadêmico, nas três línguas de foco do LLAC: português, francês e inglês.

O e-book está disponível para download gratuito no site: https://www.letraria.net/pesquisas-sobre-letramento-em-contexto-universitario/ 


"Géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo"ebook generos

Organizado por Prof. Me. Richard Brunel Matias, Profa. Dra Vera Lúcia Lopes Cristovão e Profa. Dra Eliane Gouvêa Lousada , é resultado das reflexões e debates no X SIGET em setembro de 2019.

Confira esse e todos os outros e-books da coleção aqui:https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16796

 

 


ebook"Resources for English for Academic Purposes Teacher Education"

Escrito pela Prof. Dra. Marília Mendes Ferreira e Prof. Dra. Carolle MacDiarmid, o e-book surge como o resultado de um projeto colaborativo entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Glasgow, financiado pelo Consulado Britânico.

Dividido em duas partes, o livro apresenta um pequeno sumário do projeto de pesquisa entitulado "Facilitating internationalization in Brazilian Higher Education: developing expertise in teaching English for academic purposes" e trás toolkits desenvolvidos a partir dos resultados da pesquisa, que identificou os três maiores desafios da área considerados pelos participantes.

Baixe o e-book aqui.


"Leitura de textos em inglês da área de Biologia: uma abordagem instrumental"

Organização: Marília Mendes Ferreira e Daniela Cleusa de Jesus Carvalho

O livro  é a confluência de várias aspirações e muitos anseios. De um lado, a vontade do Instituto de Biociências (IB) em proporcionar a seus estudantes uma formação mais completa e inclusiva, por meio do acesso ao letramento na língua inglesa. De outro lado, a competência, a expertise e a imensa solicitude do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), na pessoa de sua coordenadora, Profa. Marília Mendes Ferreira, que prontamente abriu portas e perspectivas para que o processo formativo de futuros biólogos fosse ampliado, na aventura de conhecer o idioma. 

Download aqui


"O ensino da escrita em inglês em um curso de idiomas: um estudo de caso"

Autora: Daniela Cleusa de Jesus Carvalho. Coordenação: Mayumi Ilari, Daniel Ferraz

A demanda da escrita em inglês no cenário global tem crescido exponencialmente, impondo a necessidade de seu ensino com qualidade no Brasil. Esta obra investiga o ensino da escrita em inglês no nível avançado de uma escola de inglês. A pesquisa revela a disparidade entre as práticas declaradas e as efetivamente observadas. A escrita se torna crucial para o desenvolvimento profissional e acadêmico, logo, não promover seu ensino pode culminar na negação de participação global e desenvolvimento econômico.


Download aqui


"Desvendando a concepção de ensino: aprendizagem de escrita em língua inglesa no centro de estudos de línguas do Estado de São Paulo"

Capítulo de livro escrito por Daniela Cleusa de Jesus Carvalho e Gabriela Neri. Faz parte do livro "Gêneros textuais / discursivos: conhecimentos, linguagens e culturas", organizado por Regina Celi Mendes Pereira, Elaine Espindola e Vera Lucia Lopes Cristovão.

"Os capítulos reunidos neste e-book são frutos das ricas interlocuções desenvolvidas na XI edição do Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos (SIGET), realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2022, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCHLA), João Pessoa, Brasil.  O tema Conhecimentos, linguagens e culturas norteou as reflexões sobre a investigação dos gêneros textuais/discursivos em curso aqui no Brasil.   Nesse sentido, dada a relevância do evento para os pesquisadores que se ocupam do tema, pode-se afirmar que neste livro temos um panorama dos enfoques mais atuais das pesquisas relacionadas aos gêneros no Brasil e em outros países da América Latina."

Download aqui.

 


"Facing the internationalisation challenge with agency in Brazil"

Por Marília Mendes Ferreira, Daniela Cleusa de Jesus Carvalho e Gabriella Sieiro Pavesi.

Disponível aqui.



 

"Comparing Research Articles in English and Portuguese: An Intercultural Approach"

Escrito por: José Belém de Oliveira Neto. Presente na Revista Letra Magna, vol. 19, n°34, pág. 195–209.

Entender como a organização retórica funciona em diferentes gêneros acadêmicos (Swales, 1990),  por  exemplo,  Artigos  Científicos  (ACs),  em inglês  e  outras  línguas,  pode  ajudar  a compreender alguns dos desafios enfrentados por autores de países periféricos (Monteiro & Hirano,  2020),  como o  Brasil.  Este  estudo  apresenta  o  método  utilizado  para  comparar  a escrita  de  ACs  em  inglês  americano  e  em  português  brasileiro,  utilizando a  Retórica Intercultural (Connor, 2011) como abordagem teórica. Foi adotado no estudo método misto que analisou os dados tanto qualitativamente quanto quantitativamente. O método adotado possibilitou obter dados relacionados à macroestrutura e microestrutura dos ACs e também ajudou  a  desenvolver material  que  pode  ser  utilizado  em  sala  de  aula  por  professores  de escrita acadêmica.

Disponível aqui.