O Laboratório de Letramento Acadêmico engloba diversos projetos de pesquisa sobre essa temática.
"O desenvolvimento das competências em letramento acadêmico, uma chave para o sucesso universitário" .
Projeto desenvolvido entre a Universidade de São Paulo, a Universidade São Franciso, a UNESP e a Universidade de Sherbrooke, Canadá, sobre o desenvolvimento da escrita acadêmica em português língua materna e francês língua materna e estrangeira, com financiamento do Ministério das Relações Internacionais do Québec.
Coordenadores: Canadá: Prof. Dr. Olivier Dezutter- Brasil: Profa. Dra. Eliane G Lousada
Co-pesquisadores: Profa. Dra. Adriana Zavaglia; Profa. Dra. Anise d´Orange Ferreira; Profa. Dra. Luzia Bueno
O papel do feedback escrito no desenvolvimento de consciência linguística: um estudo de cursos de Inglês para Fins Acadêmicos em duas universidades
O projeto proposto consistirá em um estudo de diversos casos, e será realizado em duas universidades. O estudo atentará para duas áreas de importância estratégica no desenvolvimento da Língua Inglesa em instituições internacionais de ensino superior: consciência linguística e fornecimento de feedback. Mais precisamente, o objetivo geral do estudo será a análise do papel do feedback escrito no desenvolvimento da consciência linguística nos alunos. Os principais objetivos do projeto serão identificar de que maneira professores e alunos concebem consciência linguística e investigar como o feedback escrito pode influenciar o desenvolvimento dessa consciência nos alunos. Mais amplamente, o estudo buscará desvendar os fatores cognitivos, afetivos e contextuais, bem como as estratégias de sala de aula que possam inibir ou incentivar o aumento dessa consciência. O projeto envolverá a coleta de dados através de entrevistas preliminares, análise do conteúdo de documentos relevantes, incluindo os registros de feedback, e posteriores entrevistas estimuladas com professores e alunos. Acredita-se que os resultados do projeto terão implicações na forma como são fornecidos feedbacks escritos nos cursos em questão, e, de forma mais geral, contribuirão para uma maior elucidação da relação teórica entre feedback e consciência linguística, a qual poderia indicar o papel do feedback escrito nos programas de Inglês para Fins Acadêmicos.
Coordenador: Dr Hugo Sanchez
Co-pesquisadores: Drª Marília Mendes Ferreira e Drª Katie Dunworth
Assistente de pesquisa: Carlos Eduardo Plácido