Serie LLAC Convida 29.10.21

No dia 29/10 às 14h, contaremos com a participação especial da Profa. Dra. Paula Tavares Pinto (UNESP) no nosso primeiro webinar da série LLAC Convida.

O evento se dará através da plataforma Zoom e estará aberto para o público em geral. Para receber o link e participar, basta preencher o formulário de inscrição (clique aqui)

Confira mais informações:

Abstract da palestra

A linguagem acadêmica utilizada por autores de artigos científicos pode ser o diferencial para que pareceristas de revistas especializadas deem continuidade à leitura de um trabalho ou não. Escolhas linguísticas inapropriadas, como o uso de colocações acadêmicas equivocadas, podem causar estranhamento por parte do leitor e, por conseguinte, seu desinteresse pela leitura do artigo. Algumas ferramentas computacionais que usam bancos de dados de linguagem acadêmica podem auxiliar o autor de artigos científicos a escolher estruturas que dão mais ênfase ao seu texto e atendem às expectativas de sua comunidade científica. Esta apresentação visa a mostrar como ferramentas da Linguística de Corpus podem servir como recurso para que o próprio autor revise seu texto em questões como uso de colocações acadêmicas, consulta a modelos de diferentes seções de um research paper acesso a um corpus aberto de textos acadêmicos e customização de seu próprio banco de dados com artigos científicos da sua área. Demonstraremos como essas ferramentas têm sido utilizadas por pesquisadores iniciantes e experientes.

Biodata Profa. Dra. Paula Tavares Pinto

A Profa. Dra. Paula Tavares Pinto é docente vinculada ao Departamento de Letras Modernas da UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio PDEE-CAPES na Universidade de Manchester (2008-2009) e pós-doutorado na Universidade de Surrey, Inglaterra (2018, bolsa FAPESP). É formada em Tradução (1992) e em Licenciatura em Letras (1998) e possui especialização em Estudos Avançados da Língua Inglesa (2007). Foi coordenadora geral do Programa Idiomas sem Fronteiras e, atualmente, é coordenadora do projeto de English Teaching Assistants (CAPES/Fulbright). Lidera o grupo de pesquisa En-Corpora: Ensino baseado e dirigido por corpora, e é vice-líder do grupo Tradução, Terminologia e Corpora. Suas áreas de interesse são: Estudos da Tradução, Linguística de Corpus, Terminologia, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Inglês para Fins Específicos e Acadêmicos.