Projeto "O desenvolvimento das competências em letramento acadêmico, uma chave para o sucesso universitário"

O projeto “Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire” (O desenvolvimento das competências em letramento acadêmico, uma chave para o sucesso universitário) envolve três instituições universitárias (Université de Sherbrooke, a Universidade de São Paulo e a Universidade São Francisco) e visa estudar as situações de produção textual nas três instituições com o objetivo de propor um módulo de formação para professores universitários adaptado aos três contextos e integrado à uma plataforma online.

Essas universidades criaram recentemente estruturas que visam o desenvolvimento da escrita acadêmica: o Laboratório de Letramento Acadêmico, na Universidade de São Paulo e o CIRCE (Carrefour Institutionnel de rédaction et communication efficace), na Universidade de Sherbrooke e propuseram ações específicas para desenvolver as competências em letramento acadêmico de seus alunos, assim como de alunos estrangeiros que realizam uma parte de sua formação universitária em suas unidades.

O projeto permitirá avanços nos conhecimentos relativos às  competências em letramento acadêmico em segunda língua, língua estrangeira e materna, e às práticas de formação mais eficazes nesta área do conhecimento. Isso se dará por meio de um levantamento e síntese da literatura sobre essa questão, seguido da coleta de dados junto aos alunos e aos formadores nas três instituições, e da concepção de um módulo de formação para os professores universitários, adaptado aos três contextos de formação. O módulo será integrado a uma plataforma de autoformação online.