Eventos

 

 
A 2a Semana da Escrita Científica da ESALQ tem como objetivo promover uma visão holística sobre o universo que envolve a redação científica para pesquisadores e alunos, conscientizando-os da importância de se escrever artigos de alto impacto, do ponto de vista de linguagem e editoração.
 
A ação social “Troca solidária” é uma iniciativa da Divisão de Biblioteca que permite a participação da comunidade acadêmica nas atividades da 2ª Semana da Escrita Científica USP/ESALQ por meio da doação de leite integral. Os alimentos arrecadados serão destinados ao CACC (Centro de Apoio à Criança com Câncer).

Os interessados devem primeiramente realizar as inscrições no site do evento e em seguida se dirigir a Biblioteca Central para credenciar o seu cadastro mediante a entrega de 1 litro do alimento para cada dia de inscrição.

Com participação da Professora Marília Mendes Ferreira.

 
 
 

 

 

Novas Percepções sobre Originalidade em Publicações Científicas - Questões para Autores

 
 
 
 

Perceptions of first exposure, originality and redundancy in the publishing realm seem to be changing with the current dynamics of communicating science. In this environment, where establishing priority is still seen as important scientific capital, authors may be reluctant to share important ideas at conferences, for example, avoiding first exposure of research material in conference proceedings. What defines responsible authorship and ethical publication practices in such an environment? The answer does not seem to be clear cut, as we often come across conflicting editorial views on originality and redundancy for research papers. This webinar offers a perspective on this publishing issue, considering different notions of questionable publication practices.
 

 
Mudando concepções de originalidade em publicação científica - questões para autores 

May 16th, 2017 
3 PM (Brasilia | BRT) 
1 PM (Bogota | COT) 
1 PM (Mexico City | CDT) 

Click here to register nowhttps://register.gotowebinar.com/register/5780925757363779075 

The presentation will be in Portuguese. 

Room capacity is restricted to 500 participants. To make sure that you will be able to connect, please log in a few minutes before the start of the session.

 
 
 
Sonia Vasconcelos holds a PhD in Science Education from the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil. She is an associate professor in the Science Education Program of the Institute of Medical Biochemistry Leopoldo de Meis and is the vice-coordinator of the Advisory Graduate Council for Research Ethics at UFRJ. Sonia was responsible for the organization of the Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (2010, 2102, 2014, 2016), a collaborative endeavor, involving researchers from different fields and several institutions. She was also the local chair of the 4th World Conference on Research Integrity (4WCRI, www.wcri2015.org). She is currently a member of the WCRI steering committee. Most of her publications focused on interactions of research integrity/ethics, science communication, education and policy.
 
 
 
We look forward to seeing you in our next webinars!

Springer Nature Webinars Team

 

 

Jornada de Treinamentos - Plataforma Turnitin (OriginalityCheck e FeedBack Studio)
 
 

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância como formas de apoio à prevenção e identificação de plágio. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio). 

Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP.

FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e  um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem.  Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

O SIBiUSP promoverá uma série de treinamentos presenciais, com transmissão pelo IPTV, para uso de cada plataforma. Cada treinamento será organizado em parceria com bibliotecas do sistema e com possibilidade de participação de docentes, bibliotecários e demais interessados das demais unidades.

 

INSCRIÇÕES 

As inscrições para os treinamentos poderão ser feitas a partir da plataforma Doity e  programação completa pode ser acessada em http://www.sibi.usp.br/noticias/jornada-treinamentos-plataforma-turnitin-usp

 

Atenciosamente,
 

 

Andre Serradas 
Div. de Gestão de Sistemas de Comunicação e
Disseminação de Produtos/Serviços (DGCD)
Departamento Técnico - SIBiUSP
www.bibliotecas.usp.br
atendimento@sibi.usp.br
    Dra. Maria Fazanelli Crestana
  Chefe Técnica
  Departamento Técnico - SIBiUSP
  www.bibliotecas.usp.br
  atendimento@sibi.usp.br

 

 

 

SN Webinars: Visibilidade Internacional em Ciências Humanas e Sociais

Springer Nature Webinars

The Human and Social Sciences (HSS) have a number of features that make them unique in the world of scientific publishing. In contrast to other areas, which deal with universal research objects, the HSS deal with human beings, who vary considerably across social contexts: the effects of their individual and collective histories, habits, ethnicities and cultures make them unique. This poses a challenge to the traditional model of scientific publishing, originally developed by (and for) the Natural and Biomedical Sciences. 
Professor Silvia Koller, one of the most prominent Psychology researchers in Latin America, will discuss the difficulties that HSS researchers from the Global South face with regard to publishing and gaining international visibility. Koller argues that these include the domination of the Northern Hemisphere over the scientific and editorial policies that prevail around the world, and proposes practical steps to bridge the divide between science produced and published in the North and the South.

Visibilidade Internacional em Ciências Humanas e Sociais

April 26th, 2017 
4 PM (Brasilia | BRT)
2 PM (Bogota | COT)
2 PM (Mexico City | CDT)

Link to register:

https://attendee.gotowebinar.com/regist…/1398874940673309697

The presentation will be in Portuguese.

Room capacity is restricted to 500 participants. To make sure that you will be able to connect, please log in a few minutes before the start of the session.

Silvia Koller holds a PhD in Education from the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, Brazil. She is a full professor and chair of the Center for Psychological Studies of At-Risk Youth and Families in the Department of Psychology at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. She is currently a visiting scholar at the T.H. Chan School of Public Health and the Graduate School of Education, both at Harvard University. Professor Koller is among the top 10 Brazilian social scientists in terms of publications in journals indexed in Web of Science in the last three years.

Check out the upcoming webinars here: https://www.springer.com/…/springer-nature-webina…/11979584…

We look forward to seeing you in our next webinars!

Springer Nature Webinars Team

 

 

 

Workshop Web of Science - Journal Citation Reports (JCR) - EndNote Web

 

Programação:

 

​A Base de Dados Web of Science é multidisciplinar e congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo. 

Journal Citation Reports (JCR) reúne informações sobre o fator de impacto e ranking das revistas​ ​internacionais de todas as áreas do conhecimento. Adicionalmente, por meio do EndNote Web, é possível organizar suas pesquisas, referências e citações.

 

Através do Workshop você saberá mais sobre estratégias de busca, índice h, fator de impacto, citações e organização de informações. 

 

Data: 06​ de abril de  2017 ​(quinta-feira)​​

 

Horário:​ ​14h - 17h

 

Local:  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH - USP

 Av. Professor Luciano Gualberto, 403

 Sala 107, 1º andar do Prédio de Letras 

 São Paulo - SP​​

 

Ministrante: Deborah Dias (Clarivate Analytics/Thomson Reuters)

 

 

Inscriçõeshttps://www.doity.com.br/wos-fflch-2017

 

 

Promoção: Biblioteca Florestan Fernandes FFLCH e Sistema de Bibliotecas SIBi-USP

 

 

 

Aula de Pós-Graduação

No primeiro semestre de 2017, será ministrada pela Profª. Drª. Marília Ferreira, a disciplina de Pós-Graduação: "SCIENTIFIC WRITING IN ENGLISH FOR INTERNATIONAL PUBLICATION: FROM TEXT TO CONTEXT".

O curso será aberto a todas as áreas e tem como objetivos: 

- to teach academic writing in English through the most frequently required texts for international publication (research articles, abstract)

- to establish a partnership between the Laboratory of Academic literacy at USP and the discipline in order to better assist the students in the development of their academic writing skills.

-  to teach the necessary academic writing  skills, such as summarizing, paraphrasing, building arguments, evaluating and conciliating different voices in the text

-  to critically reflect about  important concepts in the current scientific activity: impact factor, plagiarism, internationalization, among others.

- to enable the publication of Brazilian scientific knowledge in English

• Início: 16 de março

• Horário: às quintas, 13h às17h

Sala a ser definida no Campus Butantã

*NÃO É EXTRACURRICULAR

 

 

 

Palestra "A escrita acadêmica em sua interface pedagógica: desafios e possibilidades"

 

PALESTRA ONLINE 

                                                                           

Plágio na Academia Brasileira: concepções, tratamento e desafios futuros

O plágio vem adquirindo crescente relevância na divulgação científica. Com o advento da internet , tanto o ato de plagiar quanto o de sua detecção se tornaram mais fáceis. Devido a esse fato, a preocupação com essa má-prática também vem aumentado. Em um momento em que as universidades brasileiras buscam se internacionalizar e parte desse movimento implica a publicação em língua inglesa, uma discussão sobre o plágio no Brasil faz-se fundamental e premente. Este webinar pretende mostrar um panorama dos estudos sobre o plágio no Brasil em três aspectos: uma comparação entre as visões brasileira e anglófona, o tratamento dado ao plágio pela academia brasileira e os desafios que esse tema impõe a pesquisadores e pós-graduandos. 

Palestrante: Marília Ferreira | Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

LINK PARA INCRIÇÃOhttps://attendee.gotowebinar.com/register/6225030589430042884

 

EVENTO

Palestra técnica: O artigo científico em foco: elementos transversais para a produção de textos

Dia e horário: 08/11/ 2016 às 14h

 

 

EVENTO

2º EPOGELLI

21 de Outubro de 2016 - 9h

Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira (USP) - Sala 133

"Uma reflexão crítica sobre as bases para a publicação internacional: o letramento acadêmico e sua institucionalização"

 

 

Curso de Escrita ficcional em inglês - 2o semestre 2016

 

EVENTO - 1ª SEMANA DA ESCRITA CIENTÍFICA DA ESALQ 

PALESTRA: Letramento acadêmico em alguns tópicos (definição, condições para sua realização, habilidades, plágio)

QUANDO: 17/05, das 10h30 às 12h30

ONDE: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - Piracicaba/SP

MINISTRANTE: Prof.ª Dr.ª Marília M. Ferreira

A palestra será transmitida ao vivo pela IPTV. Para mais informações, acesse: 

 

 

EVENTO - PALESTRA SOBRE A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO

 

 

EVENTO

 

Data: 22/03 - 14h às 15h40

Palestra: A promoção da redação científica nas universidades como meio de divulgação da ciência

Ministrante: Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira - FFLCH/USP

Local: sala 149 - FEUSP - Cidade Universitária - Butantã

http://www3.fe.usp.br/seco…/inst/novo/eventos/detalhado.asp…

 

Workshop: escrevendo resumos (abstracts) em inglês: organização textual e interatividade com o leitor

Workshop: escrevendo resumos (abstracts) em inglês: organização textual e interatividade com o leitor

 

____________________________________________________________________

 

Palestra "A ciência e a escrita: em busca da promoção da redação científica (inglês e português) nas universidades"

Quando: 01 de julho, às 11h.
Onde: ICB IV, Anfiteatro Rosa.

Professora ministrante: Marília Mendes Ferreira (Departamento de Letras Modernas, FFLCH)

Resumo:
Essa palestra abordará dois temas fundamentais para se compreender a necessidade da escrita no desenvolvimento da ciência: a promoção da escrita (em inglês e português) na universidade e conhecimentos necessários para se escrever adequadamente nessas línguas. A palestra, voltada tanto para docentes quanto discentes da graduação e pós-graduação, objetiva discutir não somente a importância do escrever, amplamente reconhecida pela comunidade científica, mas também caminhos para o ensino dessa habilidade cada vez mais exigida no contexto atual.

******************************************************

 

Palestra Écrire à l'Université - défis à l'ére du numérique

O Professor Olivier Dezutter, da Universidade de Sherbrooke, Canadá, apresentará a palestra entitulada "Ecrire à l'Université - défis à l'ère du numérique" no dia  16/03 às 17h na sala 266 do prédio de Letras.

 

Workshop - Recursos textuais para a produção de gêneros acadêmicos

Profa. Dra. Vivian Cristina Rio Stella (PUC-SP/ Unianchieta)

Índices de publicação e de citações têm sido amplamente utilizados para mensurar a produtividade de pesquisadores e institutos, a fim de atestar a qualidade e a relevância das pesquisas. Por esse motivo, elaborar artigos bem redigidos passou a ser uma habilidade cada vez mais exigida aos pesquisadores de todas as áreas. No entanto, o que se percebe, na prática da redação acadêmica, é que existem problemas relacionados ao uso dos recursos textuais apropriados que comprometem a coesão e a qualidade do texto. Neste workshop, serão apresentados os principais recursos textuais requeridos para a produção de textos acadêmicos coesos e serão apontadas algumas das principais falhas no uso desses recursos.

Data: 18 de dezembro de 2014

Horário: das 17h30 às 19h30

Sala 266, Prédio da Letras

Av. Professor Luciano Gualberto 403, Cidade Universitária.

Inscrições pelo email: letramento.academico.ingles@gmail.com

======================================================================================

O Laboratório de Letramento Acadêmico participou do VIII USP Escola com o oferecimento dos cursos:

Material didático em inglês: foco no ensino da escrita
Profa. Dra. Marilia Mendes Ferreira (Inglês/FFLCH)

O ensino da língua portuguesa: os gêneros discurso em foco
Prof. Dra. Maria Inês Batista Campos (Português/FFLCH)

Local: Instituto de Física da USP

De 30/06/14 - 04/07/14

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Realizamos mensalmente workshops e palestras voltados para a escrita acadêmica. Consulte o calendário de eventos para participar deles. 

Nosso próximo evento será o workshop Recursos textuais para produção de gêneros acadêmicos, ministrado pela Profa. Dra Vivian Cristina Rio Stella. Ele seria realizado no dia 28/05, mas devido à greve de funcionários e professores, esse workshop ocorrerá no segundo semestre de 2014. Divulgaremos a data precisa assim que possível. 

 

 

Programação:

 

​A Base de Dados Web of Science é multidisciplinar e congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo. 

Journal Citation Reports (JCR) reúne informações sobre o fator de impacto e ranking das revistas​ ​internacionais de todas as áreas do conhecimento. Adicionalmente, por meio do EndNote Web, é possível organizar suas pesquisas, referências e citações.

 

Através do Workshop você saberá mais sobre estratégias de busca, índice h, fator de impacto, citações e organização de informações. 

 

Data: 06​ de abril de  2017 ​(quinta-feira)​​

 

Horário:​ ​14h - 17h

 

Local:  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH - USP

 Av. Professor Luciano Gualberto, 403

 Sala 107, 1º andar do Prédio de Letras 

 São Paulo - SP​​

 

Ministrante: Deborah Dias (Clarivate Analytics/Thomson Reuters)

 

 

Inscriçõeshttps://www.doity.com.br/wos-fflch-2017

 

 

Promoção: Biblioteca Florestan Fernandes FFLCH e Sistema de Bibliotecas SIBi-USP

Jornada de Treinamentos - Plataforma Turnitin (OriginalityCheck e FeedBack Studio)
 
 
Prezados colegas,

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância como formas de apoio à prevenção e identificação de plágio. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio). 

Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP.

FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e  um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem.  Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

O SIBiUSP promoverá uma série de treinamentos presenciais, com transmissão pelo IPTV, para uso de cada plataforma. Cada treinamento será organizado em parceria com bibliotecas do sistema e com possibilidade de participação de docentes, bibliotecários e demais interessados das demais unidades.

As inscrições para os treinamentos poderão ser feitas a partir da plataforma Doity e  programação completa pode ser acessada em http://www.sibi.usp.br/noticias/jornada-treinamentos-plataforma-turnitin-usp

A Pró-reitoria de Pós-Graduação e a equipe do Jornal da USP têm colaborado com a divulgação dos sistemas e também dos treinamentos. Mas há muita dificuldade em atingir todos os professores.

Contamos também com o importante apoio das bibliotecas do sistema para a divulgação dos treinamentos. No arquivo anexo há pequenos banners, preparados pela equipe do Jornal da USP,  para divulgação de cada treinamento nas redes sociais.

 

Atenciosamente,
 

 

Andre Serradas 
Div. de Gestão de Sistemas de Comunicação e
Disseminação de Produtos/Serviços (DGCD)
Departamento Técnico - SIBiUSP
www.bibliotecas.usp.br
atendimento@sibi.usp.br
    Dra. Maria Fazanelli Crestana
  Chefe Técnica
  Departamento Técnico - SIBiUSP
  www.bibliotecas.usp.br
  atendimento@sibi.usp.br
 
Springer Nature Webinars
 
 
 
 
 

Perceptions of first exposure, originality and redundancy in the publishing realm seem to be changing with the current dynamics of communicating science. In this environment, where establishing priority is still seen as important scientific capital, authors may be reluctant to share important ideas at conferences, for example, avoiding first exposure of research material in conference proceedings. What defines responsible authorship and ethical publication practices in such an environment? The answer does not seem to be clear cut, as we often come across conflicting editorial views on originality and redundancy for research papers. This webinar offers a perspective on this publishing issue, considering different notions of questionable publication practices.
 

 
Mudando concepções de originalidade em publicação científica - questões para autores 

May 16th, 2017 
3 PM (Brasilia | BRT) 
1 PM (Bogota | COT) 
1 PM (Mexico City | CDT) 

Click here to register now 

The presentation will be in Portuguese. 

Room capacity is restricted to 500 participants. To make sure that you will be able to connect, please log in a few minutes before the start of the session.

 
 
 
Sonia Vasconcelos holds a PhD in Science Education from the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil. She is an associate professor in the Science Education Program of the Institute of Medical Biochemistry Leopoldo de Meis and is the vice-coordinator of the Advisory Graduate Council for Research Ethics at UFRJ. Sonia was responsible for the organization of the Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (2010, 2102, 2014, 2016), a collaborative endeavor, involving researchers from different fields and several institutions. She was also the local chair of the 4th World Conference on Research Integrity (4WCRI, www.wcri2015.org). She is currently a member of the WCRI steering committee. Most of her publications focused on interactions of research integrity/ethics, science communication, education and policy.
 
Check out the upcoming webinars here.
 
We look forward to seeing you in our next webinars!

Springer Nature Webinars Team