Sugestões de Bibliografia

DIAS, Ana Paula Silva. O desenvolvimento da produção escrita de alunos de francês a partir do trabalho com gêneros acadêmicos résumé e note de lecture. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-03042017-122349/pt-...

ECO, Umberto. Como se faz uma tese? São Paulo: Perspectiva, 2005.

FERREIRA, Marília Mendes; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da Universidade de São Paulo: Promovendo a Escrita Acadêmica na Graduação e na Pós-graduação. Ilha Desterro [online]. 2016, vol.69, n.3, pp.125-140. ISSN 2175-8026.  http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p125

FERREIRA, Marília Mendes; PERSIKE, Alissa. O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP. Revista Signótica, v.26, n. 2, 2014. Disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/30312

FERREIRA, Marília Mendes; PERSIKE, Alissa.  As concepções brasileira e anglófona de plágio: um estudo preliminar. Revista Signótica, v. 30, n. 2, p. 149-181, abr./jun. Disponível em: 2018. https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/46558/25430

FEAK, Christine; SWALES, John. Telling a research Story: Writing a Literature Review, Michigan: The University of Michigan Press, 2009

GARNIER, Sylvie; SAVAGE, Alan D. Rédiger un texte académique en français, Paris: Ophrys, 2011

MARRA, Arthur; TONELLI, Jaci Brasil; DIAS, Ana Paula Silva. As ações e o funcionamento do Laboratório de Letramento Acadêmico: atendimentos individuais como instrumentos para o desenvolvimento da escrita. Letramentos em cena. Idea, João Pessoa: 2017. Disponível em: http://www.scientia.ufpb.br/index.php/elivre/catalog/view/120/104/294-1  

LOUSADA, Eliane Gouvêa; TONELLI, Jaci Brasil. Letramento acadêmico: ações, pesquisa e formação em contexto universitário. (no prelo) 

LOUSADA, Eliane Gouvêa; DEZUTTER, Olivier; ZAVAGLIA, Adriana. Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. Scripta V. 21 n. 43,  2017.  http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/14808/12836

LOUSADA, Eliane Gouvêa; ROCHA, Suélen Maria ; GUIMARAES-SANTOS, Luiza . Gêneros orais, projetos didáticos de gêneros e mobilidade estudantil: perspectivas para ensinar a agir em francês como língua estrangeira. In: BUENO, Luzia; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. (Org.). Gêneros orais no ensino. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 321-356.

LOUSADA, Eliane Gouvêa; SANTOS, Thiago . La construction du raisonnement dans le texte scientifique. SHS Web of Conferences, v. 8, p. 1063-1080, 2014.

LOUSADA, Eliane Gouvêa; TONELLI, Jaci Brasil; BARIONI, Mariana Casemiro. Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA[online]. 2017, vol.33, n.3, pp.697-727. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-445021051373592676.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004. 

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. 

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Trabalho de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2007. 

MOTTA-ROTH, Désirée. Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como? In Linguagem & Ensino, Vol. 5, No. 2, 2002, p.49-65. 

MOTTA-ROTH, Désirée.; HENDGES, Graciela H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PERROTTA, Claudia. Um texto para chamar de seu. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SILVA, Emily ; LOUSADA, Eliane Gouvêa . O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio. Horizontes, v. 32, p. 73-87, 2014.

SWALES, John; FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2010.

SWALES, John; FEAK, Christine. Navigating Academia: Writing Supporting Genres. Michigan: The University of MIchigan Press, 2011.

THAISS, Chris et al. Writing programs worldwide : profiles of academic writing in many places. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2012. 

TONELLI, Jaci Brasil. Desenvolvimento da escrita acadêmica em francês: relações entre a produção escrita e o ensino do gênero textual artigo científico. Dissertação de mestrado. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-03042017-121101/pt-...

WALLWORK, Adrian. English for Writing Research Papers. New York: Springer, 2011